08 fevereiro 2024

GRS Assessoria Contábil

Veja dicas práticas para organizar com seu cliente as obrigações acessórias do ano todo

Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval, mas para os profissionais de contabilidade o ano já começou faz tempo e cada descanso requer muito planejamento para não perder nenhum prazo.

Isso demanda organização dos prazos e, claro, das obrigações acessórias. E, se tem um desejo que todo contador ou contadora faz a cada início de ano, é estar em dia com o fisco e entregar cada evento dentro do prazo.

Então, para ajudar o profissional a estar em dia com o leão, a IOB preparou um conteúdo especial com 5 dicas para se preparar para as obrigações acessórias do ano. Confira:

 

1. Alinhe com seu cliente os documentos que ele deve providenciar

Ter as informações e comprovantes fiscais organizados agiliza, e muito, o envio das obrigações. Por isso, é importante informar ao seu cliente quais são e onde ele deve armazenar esses documentos.

Faça uma lista de tudo o que você vai precisar mês a mês. Estabeleça prazos de envio e crie uma rotina de checklist para evitar surpresas de última hora. Explique ao seu cliente que a boa gestão de documentos evita multas, entre outros prejuízos.

 

2. Explique a importância de cada obrigação fiscal para o seu cliente

Aproveite o início do ano para reforçar ao cliente a importância de estar em dia com cada obrigação fiscal. Sinalize, de modo simplificado, os objetivos e os processos de envio das obrigações acessórias.

Crie um canal de comunicação no qual o cliente possa recorrer sempre que surgir dúvidas. Para facilitar ainda mais o relacionamento entre vocês, crie uma cartilha com informações personalizadas e que possam ser úteis em caso de questionamentos.

3. Fique de olho nas mudanças e atualizações de leis, processos e regulamentações

Todo contador ou contadora sabe do grande desafio que é manter-se atualizado. Afinal, mudanças em legislações fiscais e tributárias acontecem o tempo todo. O ideal é criar uma rotina de pesquisa que facilite o acesso às novas informações.

4. Participe ativamente do processo

Lembre-se de que um escritório de contabilidade demanda trabalho em equipe e diálogo constante. Por isso, é importante que tanto você quanto sua equipe estejam alinhados com as expectativas e necessidades do cliente.

Invista em treinamentos, crie cronogramas, tarefas e prazos e, claro, acompanhe todos os processos. Dessa forma, caso surja algum imprevisto, vocês saberão contornar a situação com mais assertividade e eficácia. 

5. Tenha em mãos um calendário personalizado de obrigações

Como você já sabe, o calendário de obrigações acessórias é uma ferramenta essencial para o contador. Afinal, ele ajuda você a planejar, executar e gerenciar as demandas fiscais e tributárias do ano vigente, de modo a evitar divergências ou irregularidades.


Fonte: Contábeis

Voltar para notícias

Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade.

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você